Escrevi esta matéria para a revista da marca de cosméticos Bel Col, especializada em produtos para tratamento facial e corporal.
O modo de se vestir, andar, falar, gesticular compõe uma imagem que transmite várias mensagens.
Estudos indicam que 55% da primeira impressão que as pessoas têm de você é baseada em sua aparência e ações, 38% em seu tom de voz e 7% no que você diz, demonstrando assim que somos criaturas visuais. Em apenas trinta segundos você transmite uma imagem positiva ou negativa para a pessoa que o vê pela primeira vez e essa impressão, influi na interação com o outro, aproximando ou afastando. É aquele velho ditado " a primeira impressão é a que fica" - você levará algum tempo para desfazer uma primeira má impressão - por isso o cuidado com a sua imagem, com o bem-vestir, abre portas tanto na vida profissional como na vida pessoal.
A moda é coletiva, é o reflexo da cultura do momento. O estilo é subjetivo, é a expressão individual de quem somos - manifesta a sua identidade e sinaliza de que modo você se coloca no mundo, como quer ser visto. "Chic é a pessoa que faz o melhor depoimento sobre sua identidade, e apresenta seu estilo de maneira mais refinada, mais apurada, mais clara... Tudo que faz e veste se parece com ela e a sua vida... Por isso é chic. Às vezes por extrema simplicidade. Outras, pelo requinte e sofisticação." Gloria Kalil/ Chic: um guia básico de moda e estilo. Portanto a adequação é a palavra chave: toda a pessoa é única e não existe estilo certo ou errado, o único errado é aquele que não combina com a pessoa.
As regras sociais também tem que ser consideradas e na vida profissional, é fundamental por que pode não haver uma oportunidade de mudar a primeira impressão de um cliente ou de um potencial empregador. O sucesso de uma pessoa no mundo dos negócios, é geralmente uma combinação de vários fatores que incluem: conhecimento do trabalho, relações humanas, vestimenta e aparência. É preciso saber qual a roupa adequada à sua profissão e à política da empresa (uma pessoa que trabalha em uma instituição financeira deve se vestir de maneira mais formal, diferente de quem trabalha em uma área ligada à criatividade, por exemplo). A dica aqui é observar as pessoas bem-sucedidas na empresa e na profissão, para determinar como elas se vestem e se comportam. E lembre-se: você deve se vestir para a posição que ocupará no futuro, e não necessariamente para a que ocupa agora.
Quando uma pessoa quer melhorar a sua imagem, se transformar, ou mesmo quando tem dificuldades e não sabe o que vestir e como vestir, ela contrata um consultor de imagem. O seu papel é aprimorar o estilo, valorizando os pontos fortes e minimizando os que não são tão favoráveis. É um trabalho que além de mexer com as informações físicas, influencia diretamente na auto-estima e no bem-estar.
Cada pessoa tem um tipo de corpo: ampulheta, triângulo, triângulo invertido, retângulo,oval, magro. De acordo com isso, os consultores de imagem selecionam as roupas que favorecem os biotipos; fazem análises de cores que exteriorizam a essência pessoal, que estejam de acordo com a coloração da pele e que causem impacto visual positivo. Também trabalham com Visagismo, que é uma palavra derivada de visage (rosto em francês). Esse estudo tem o intuito de combinar os traços do rosto com o corte de cabelo, tintura, design de sobrancelha, maquiagem; colocando em destaque os pontos positivos sejam eles físicos ou psicológicos.
E para finalizar algumas dicas para parecer mais magro(a): use linhas verticais, decote V, looks monocromáticos, tecidos fluídos, casacos levemente acinturados. Evite: linhas horizontais, barra italiana e pregas, estampas grandes e contrastantes, tecidos com volume, roupas muito justas ou muito largas.
A valorização da sua imagem pode ser uma grande aliada. Como está a sua?
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