Entrevista com a diretora de marketing da marca de maquiagem bareMinerals: "a mudança do varejo brasileiro foi crucial para a chegada da marca no Brasil."

segunda-feira, janeiro 07, 2013

Na semana passada durante a visita à bareMinerals, marca de maquiagem americana pioneira em produtos minerais, fiz uma entrevista com a diretora de marketing da marca no Brasil, Luciana Maria Laurito. A bareMinerals é uma das marcas da Shiseido, gigante japonesa de cosméticos, que chegou em maio de 2012 no Brasil e conta com lojas próprias, além de operar no canal multimarcas com Sephora, The Beauty Box e presença virtual.
Luciana Maria Laurito
Diretora de Marketing New Brands/ Shiseido 

Dani: Desde o dia da fundação da Shiseido, três ideais norteiam a marca: a Riqueza (da excelência, da qualidade), a Ciência Humana e Omotenashi ("Boas Vindas"). Como estes princípios estão contextualizados na marca bareMinerals ?

Luciana: Esses valores humanos estão na nossa essência e isso vai desde a contratação das pessoas que trabalham no nosso time, até por exemplo a forma como lidamos com parceiros, com agências, a forma como a gente alimenta o nosso facebook. A nossa fã page brasileira tem mais de 150 mil fãs, aberta em junho do ano passado e a gente percebe o tratar, tem muita interação, então voltam muitos comentários, muitos compartilhar. As pessoas também deixam escrito no livrinho nos caixas das lojas elogios assim: "Vocês são fofas", "Vocês atendem bem", "Como vocês são especiais". Estamos menos preocupadas em ditar as últimas tendências da moda, da passarela e muito mais em tratar bem as pessoas e isso vem totalmente da cultura Shiseido, uma cultura de valores humanos. Ficamos felizes quando recebemos elogios nas lojas - o jeitinho das meninas de deixar você a vontade, não só de maquiar, mas fazer com que você aprenda, fazer com que você se sinta bem. Nos treinamentos passamos esses cuidados com o ser humano. A marca também traz as últimas cores mas o nosso maior foco é fazer a diferença na vida das mulheres, fazer com que se sintam bem, confortáveis; que voltem nas nossas lojas; que deixem comentários, sugestões. É esse o jeito da empresa, da marca e das pessoas que trabalham por trás dela.

Dani: É mesmo um relacionamento

Luciana: Totalmente. Tem uma palavra que é conexão, a gente quer se conectar com as mulheres - atender você hoje e estar amanhã de novo com você na loja, no facebook. Não é só um encontro pontual e não ver mais a cliente. Tanto que o nosso índice de recompra já está muito grande, acima do que esperávamos - para comprar para elas ou presentear alguém - e creditamos isso a esse jeito com que apoiamos e atendemos as pessoas.

Dani: Já respondeu a minha próxima pergunta: mais fashion, mais tratamento ou os dois ? Por que a Nars* é mais fashion.
(*Nars é outra marca de maquiagem americana que pertence ao Grupo Shiseido)

Luciana: A Nars é mais fashion, a bareMinerals é uma combinação de maquiagem e tratamento, tem cores, mas o foco é diferente da Nars. Não é o batom que a Madonna usou ontem no show e está aqui no nosso portfólio. A nossa prioridade é deixar a mulher se sentindo bonita, confiante através da maquiagem que também é skincare. 

Dani: São os mesmos minerais para todos os produtos ?

Luciana: Nem sempre os mesmos, a nossa base por exemplo, tem cinco ingredientes puramente minerais. Na sombra, no batom vai mudando mas todos tem a base de minerais. Bare significa puro, virgem, então a essência são minerais puros, retirados de terras virgens para preservar a nutrição que os minerais podem fazer pela pele.


Dani: Apesar de ter a liderança no segmento maquiagem, as vendas diretas vêm perdendo a importância. Tem a nova classe média consumindo mais produtos premium. E o interesse crescente por produtos naturais, orgânicos. Pode-se dizer que são ingredientes para as estratégias da bareMinerals no Brasil ? Quais seriam elas ?

Luciana: Você tocou em um ponto importante, por que a bareMinerals chegou no país em 2012 e não antes? O varejo brasileiro não estava bem preparado, estruturado. E agora está sofrendo um grande upgrade com a Sephora - que é nossa parceira nos EUA e também aqui, onde os nossos produtos são vendidos. Sem dúvida, ela desafia as outras perfumarias. Lá fora, pelo menos até o ano passado, a experiência dentro da perfumaria era de muito maior qualidade, o ambiente da loja, o serviço prestado. Lá fora era muito mais cosmético, muito mais agradável, convidativo ficar um tempão nas lojas do que no Brasil. Aqui o varejo ficou muito tempo estagnado, nas mãos dos mesmos players. Agora chega a Sephora - trazendo no portfólio um monte de marcas internacionais que não tinham no Brasil - tem a The Beauty Box, marcas novas de varejo como nós com lojas próprias, não é à toa que todo mundo chega em 2012, dando uma reviravolta. Vai ter muita coisa acontecendo no mercado brasileiro, muitas mudanças, o que é ótimo por que quem ganha é o consumidor, com melhores serviços, mais lugares, mais opções, mais competitividade para que o mercado cresça como um todo. Sem dúvida a concorrência está muito mais acirrada, mas ao mesmo tempo pode ter novas mulheres entrando nesse mercado, se antes não consumiam maquiagem, não era muito convidativo aqui, hoje ela é mais estimulada com tanta novidade. A disponibilidade de produtos no Brasil hoje é muito boa. Sem dúvida a mudança do varejo brasileiro foi um ingrediente crucial para a chegada de bareMinerals no Brasil. E agora neste ano a gente começa a expansão também através das novas lojas Sephora, da The Beauty Box, das nossas próprias lojas e do e-commerce que atende o Brasil todo.

Obrigada Luciana pela entrevista !


0 comentários:

Postar um comentário

TAGS

Ação Social Adriane Galisteu Agua termal Alimentação Anti-idade Artur Grynbaum Banho Base Batom Beauty Fair 2011 Beauty Fair 2012 Beleza masculina Biquini Boca Brilho Labial Brincos Burgundy Cabelos Cabelos - finalizadores Cabelos - hidratação e tratamento Cabelos cacheados Cabelos masculinos Calçados Camisa branca Câncer de Mama Carnaval Carteiras Celebridades Celso Kamura Celulite Chocolate Cigarro Cirurgia Plástica Claudia Matarazzo Coloração e Tonalizantes Coques Cores - como combinar Corretivo Cosméticos premiados Creme para os olhos Crochê Cuidados com a pele Cuidados com as roupas Cuidados com o corpo Cuidados com o rosto Curiosidades Deborah Secco Demaquilante Depilação Dermocosméticos Desfile da Daslu Desfiles Desfiles 2012 Desfiles Outono/ Inverno 2013 Dia Internacional da Mulher Dicas de beleza Dicas de produtos Dicas para disfarçar a barriga Disco das Cores Disco de Newton Dra Ana Hara Drenagem Linfática Duda Molinos Entrevista com a Avène Esmaltes Estilo Estresse Etiqueta Fashion Day In 2012 Fashion Rio Inverno 2012 Fashion Rio Inverno 2013 Fernanda Paes Leme Fim de ano Fiorella Mattheis Fonoaudiologia Estética Francal Gisele Bündchen Glam Sneaker Gloria Kalil Grazi Massafera Grupo Boticário Guia de maquiagem Guido Palau Hair Brasil 2011 Happi Magazine Hara Spa Hidratação corporal Ildi Silva Imagem Pessoal Isabelli Fontana Ivete Sangalo Izabel Goulart Jeans Jennifer Lawrence Joias Juliana Martins Juliana Paes Julio Rocha Júri Kelly Rutherford Lábios Lançamentos Le Creuset Lenço Lingerie Luana Piovani Luíza Brunet Mamoplastia Mãos Maquiagem Maquiagem Mineral Maquiagem para entrevista de emprego Maquiagem passo a passo Marcelo Serrado Marco Antonio de Biaggi Marcos Proença Maria Fernanda Cândido Mariana Ximenes MariMoon Marina Rui Barbosa Marketing Matthew Settle Mercado de Cosméticos Moda Moda Praia Nails Fashion Week Nails Fashion Week 2012 Nathalia Dill Nathalia Rodrigues News Novelas Nude Óculos Olheiras Olhos pretos Opaque Oscar 2013 Outono/ Inverno 2014 Paloma Bernardi Palpite Perfumado Paolla Oliveira Paris Fashion Week/ Verão 2013 Patrícia Poeta Patrícia Veiga Paulo Persil Peeling de Diamante Perfumes Perfumes ambiente Perfumes femininos Perfumes masculinos Pérolas Pés Pó Facial Prada Prêmio Atualidade Cosmética 2012 Prêmio Atualidade Cosmética 2013 Prêmio Atualidade Cosmética 2014 Prêmio Atualidade Cosmética 2015 Prêmio Mulher em Destaque Opaque Primavera 2013 Primavera/ Verão 2015 Promoção Proteção solar Protetor solar colorido Publicações/ Entrevistas Rabo-de-cavalo Réveillon Rinoplastia Rock Rodrigo Andrade Rossano Ferretti Rugas Sabrina Sato Scar Project Secadores e Chapas Semana de Moda de Aruba Semana de Moda de Milão Semana de Moda de Nova York Shampoo e Condicionador Significado das cores Sobrancelhas Spas SPFW Inverno 2012 SPFW Inverno 2013 SPFW Verão 2015 Taís Araújo Tendências Tendências de esmaltes Primavera-Verão 2012/ 2013 Tendências de esmaltes Primavera-Verão 2012/ 2013. Tendências de esmaltes Verão 2015 Tendências de maquiagem Primavera-Verão 2012/ 2013 Tendências Inverno 2012 Tendências Outono/ Inverno 2013 Tendências Verão 2012/ 2013 Ticiane Pinheiro Tratamento corporal Tratamento facial Unhas Vanessa Giácomo Verão 2016 Verde Esmeralda Vestidos festa Visagismo Yasmin Brunet