Novo endereço: Olfativo 360º

Olá, Este blog não recebe atualizações desde o ano passado. Muitas coisas mudaram, hoje faço mestrado em moda na USP, com um projeto de pe...

Diga-me como é o seu rosto e eu te direi quem és!

segunda-feira, agosto 11, 2014

Escrevi esta matéria para a revista da marca Bel Col, que é especializada em produtos para tratamento facial e corporal, edição Julho/ Agosto 2014:

"Seu rosto, meu companheiro, é um livro onde os homens poderão ler assuntos estranhos " 
William Shakespeare (Macbeth, ato 1, cena 5)   


A leitura das feições do rosto revela muito sobre as características do nosso temperamento.  Para isso é importante saber o significado dos quatro tipos de linhas que formam os símbolos geométricos - verticais, horizontais, inclinadas e curvas - pois são a base da linguagem visual, usada para construir toda e qualquer imagem que transmite um conceito.

Para ilustrar vamos pensar nos frascos de perfume. O uso de linhas curvilíneas nas fragrâncias femininas e de linhas retas nas fragrâncias masculinas é bem conhecido. As curvas remetem ao corpo feminino, ao formato do coração ou flores e evocam sexo, paixão e amor. As  linhas retas estão associadas ao poder, luxo e elegância, geralmente utilizadas na fragrâncias masculinas. Já as linhas inclinadas são encontradas nas fragrâncias associadas com um senso de aventura.  

O significado desses "símbolos" foram estudados pelo psicanalista suíço Carl G. Jung, que os chamou de símbolos arquétipos. Eles agem subliminarmente no inconsciente das pessoas gerando um significado não racional e que também fazem parte da linguagem dos sonhos.

Então vamos a descobrir o que rosto revela sobre nós ! Para começar vou explicar o significado das quatro linhas

As linhas verticais são linhas de força, controle e estrutura. São as linhas "masculinas", associadas à retidão, à liderança, à autoconfiança, à intelectualidade e com o que é conservador. São linhas "frias", que não expressam emoções.

As linhas horizontais são linhas imóveis, que expressam poder e segurança. Também são "frias" e "masculinas". Remetem à linha do horizonte e àquilo que é perene, estabelecido, proporcionando sensação de conforto e segurança.

As linhas inclinadas são dinâmicas, dramáticas, criam movimento, são instáveis e impulsivas.

As linhas curvas são "quentes", emotivas, envolvem, abraçam e são essencialmente "femininas". 

Agora vamos para os formatos de rosto


Há nove formatos básicos: oval, redondo, retangular, quadrado, hexagonal com base reta, hexagonal com lateral reta, triangular, triangular invertido e losangular. 

Nem sempre é fácil identificar logo então vai uma dica: imagine uma linha vertical na lateral do rosto, da maçã até a curva da mandíbula. Se a linha for curva, o rosto é oval ou redondo. Se for reta é retangular, quadrado ou hexagonal com lateral reta - no retangular e quadrado a ponta da mandíbula fica abaixo da linha dos lábios, no hexagonal de lateral reta fica na linha dos lábios ou acima. Se a linha for inclinada da mandíbula em direção à testa, o rosto é triangular - neste caso a testa será sempre mais estreita do que o queixo. Quando a inclinação da linha lateral for inversa, o rosto é triangular invertido. Quando houver duas linhas inclinadas espelhadas - uma que segue para cima, até a testa e a outra até o queixo, formando um V na lateral, o rosto será losangular. É parecido com o rosto hexagonal de base reta, porém neste caso a testa é formada por uma linha horizontal e abaixo da linha da boca, o ângulo da mandíbula é visível.

Agora vamos relacionar  formato X temperamento

As linhas verticais finas (rostos finos) indicam estrutura e controle e são melancólicas. As verticais largas (rostos largos) expressam força e determinação e são coléricas. Ambas são encontradas nas laterais dos rostos retangulares, quadrados e hexagonais com lateral reta. 


Como é o temperamento melancólico e colérico ?

Há dois tipos de melancólicos o artístico e o científico. Ambos são organizados, disciplinados, detalhistas, pragmáticos, perfeccionistas, pacientes, profundos, pensativos e persistentes, finalizando o que começam. O rosto retangular fino é uma característica do melancólico científico que é mais cerebral, lógico e sistemático do que o artístico. 

O colérico é determinado, persistente, objetivo, explosivo, passional, emotivo, dramático, intenso. Gosta de liderar, tomar iniciativa, é motivado pelo desafio. Pode ser extrovertido, mas geralmente é reservado. É direto, franco e não gosta de insinuações. É temperamental mas não guarda rancor. Apesar de não gostar de ser contrariado, aceita opiniões divergentes, se forem bem fundamentadas.

As linhas horizontais longas expressam imobilidade e revelam características associadas aos fleumáticos, enquanto as curtas expressam força e estabilidade, atributos coléricos. São encontradas nos formatos retangulares, quadrados, triangulares e hexagonais com base reta. Portanto os rostos triangulares e quadrados têm tendência a serem fleumáticos.

Como é o temperamento fleumático ?

O fleumático é diplomático, pacificador, místico, amigável, alegre, muito calmo e não demonstra grandes emoções. Não gosta de desavenças, procura agradar os outros, não é competitivo, não é possessivo, não é apegado a coisas materiais e não gosta de mudanças pois se conforma facilmente. É motivado pela busca de segurança.

As linhas curvas são encontradas nos rostos ovais que revelam características melancólicas, neste caso o melancólico artístico que é mais sensível que o científico, descrito acima, romântico, delicado e não costuma demonstrar grande entusiasmo ou emoção. Os rostos redondos são fleumáticos.

As linhas inclinadas, dinâmicas e instáveis, indicam características sanguíneas. São encontradas nos rostos hexagonais, triangulares invertidos e losangulares (a linha inclinada do rosto triangular é muito suave para ser considerada sanguínea).

Como é o temperamento sanguíneo?

A extroversão, a comunicabilidade, a motivação, a energia e a alegria de viver caracterizam o sanguíneo. É impetuoso, curioso, criativo, espontâneo, audacioso e inovador. Costuma ser o centro das atenções, não gosta de rotina e nem de lugares fechados. Gosta de coisas vistosas, coloridas, luminosas e brilhantes.

Melancólico, fleumático, colérico, sanguíneo é uma classificação mais abrangente dos temperamentos, mas dá para ter uma boa noção. As pessoas também misturam características de dois ou até três temperamentos. Daí é necessário também analisar cada parte do rosto para perceber onde cada característica se manifesta. Uma pessoa, por exemplo, pode expressar certos atributos no intelecto, representado pela testa, que não aparecem nos olhos, que é a região relativa à emoção, ou a região da boca e do queixo, relativos à intuição e a vontade.

O assunto é longo, analisando cada região do rosto teremos mais informações, mais "segredinhos" revelados, daí é assunto para outro artigo.

2 comentários:

Marcelo Ferreira disse...

Bem detalhado, gostei, mas e as fontes?

Dani Ester disse...

Olá Marcelo, fico feliz que tenha gostado :) As fontes que utilizei são os livros do Philip Hallawell: Visagismo integrado: identidade, estilo e beleza; VISAGISMO: Harmonia e Estética.

Abraço,

Dani Ester

Postar um comentário

TAGS

Ação Social Adriane Galisteu Agua termal Alimentação Anti-idade Artur Grynbaum Banho Base Batom Beauty Fair 2011 Beauty Fair 2012 Beleza masculina Biquini Boca Brilho Labial Brincos Burgundy Cabelos Cabelos - finalizadores Cabelos - hidratação e tratamento Cabelos cacheados Cabelos masculinos Calçados Camisa branca Câncer de Mama Carnaval Carteiras Celebridades Celso Kamura Celulite Chocolate Cigarro Cirurgia Plástica Claudia Matarazzo Coloração e Tonalizantes Coques Cores - como combinar Corretivo Cosméticos premiados Creme para os olhos Crochê Cuidados com a pele Cuidados com as roupas Cuidados com o corpo Cuidados com o rosto Curiosidades Deborah Secco Demaquilante Depilação Dermocosméticos Desfile da Daslu Desfiles Desfiles 2012 Desfiles Outono/ Inverno 2013 Dia Internacional da Mulher Dicas de beleza Dicas de produtos Dicas para disfarçar a barriga Disco das Cores Disco de Newton Dra Ana Hara Drenagem Linfática Duda Molinos Entrevista com a Avène Esmaltes Estilo Estresse Etiqueta Fashion Day In 2012 Fashion Rio Inverno 2012 Fashion Rio Inverno 2013 Fernanda Paes Leme Fim de ano Fiorella Mattheis Fonoaudiologia Estética Francal Gisele Bündchen Glam Sneaker Gloria Kalil Grazi Massafera Grupo Boticário Guia de maquiagem Guido Palau Hair Brasil 2011 Happi Magazine Hara Spa Hidratação corporal Ildi Silva Imagem Pessoal Isabelli Fontana Ivete Sangalo Izabel Goulart Jeans Jennifer Lawrence Joias Juliana Martins Juliana Paes Julio Rocha Júri Kelly Rutherford Lábios Lançamentos Le Creuset Lenço Lingerie Luana Piovani Luíza Brunet Mamoplastia Mãos Maquiagem Maquiagem Mineral Maquiagem para entrevista de emprego Maquiagem passo a passo Marcelo Serrado Marco Antonio de Biaggi Marcos Proença Maria Fernanda Cândido Mariana Ximenes MariMoon Marina Rui Barbosa Marketing Matthew Settle Mercado de Cosméticos Moda Moda Praia Nails Fashion Week Nails Fashion Week 2012 Nathalia Dill Nathalia Rodrigues News Novelas Nude Óculos Olheiras Olhos pretos Opaque Oscar 2013 Outono/ Inverno 2014 Paloma Bernardi Palpite Perfumado Paolla Oliveira Paris Fashion Week/ Verão 2013 Patrícia Poeta Patrícia Veiga Paulo Persil Peeling de Diamante Perfumes Perfumes ambiente Perfumes femininos Perfumes masculinos Pérolas Pés Pó Facial Prada Prêmio Atualidade Cosmética 2012 Prêmio Atualidade Cosmética 2013 Prêmio Atualidade Cosmética 2014 Prêmio Atualidade Cosmética 2015 Prêmio Mulher em Destaque Opaque Primavera 2013 Primavera/ Verão 2015 Promoção Proteção solar Protetor solar colorido Publicações/ Entrevistas Rabo-de-cavalo Réveillon Rinoplastia Rock Rodrigo Andrade Rossano Ferretti Rugas Sabrina Sato Scar Project Secadores e Chapas Semana de Moda de Aruba Semana de Moda de Milão Semana de Moda de Nova York Shampoo e Condicionador Significado das cores Sobrancelhas Spas SPFW Inverno 2012 SPFW Inverno 2013 SPFW Verão 2015 Taís Araújo Tendências Tendências de esmaltes Primavera-Verão 2012/ 2013 Tendências de esmaltes Primavera-Verão 2012/ 2013. Tendências de esmaltes Verão 2015 Tendências de maquiagem Primavera-Verão 2012/ 2013 Tendências Inverno 2012 Tendências Outono/ Inverno 2013 Tendências Verão 2012/ 2013 Ticiane Pinheiro Tratamento corporal Tratamento facial Unhas Vanessa Giácomo Verão 2016 Verde Esmeralda Vestidos festa Visagismo Yasmin Brunet