Perfume no ar: uma viagem básica pelo universo da perfumaria

domingo, agosto 11, 2013

Escrevi esta matéria para a revista da marca de cosméticos Bel Col (especializada em produtos faciais e corporais, tanto para uso profissional em consultórios, como para aplicação domiciliar diária) sobre perfumes. Abaixo das imagens das páginas da revista colei o texto:


As primeiras evidências do surgimento dos perfumes remontam à pré-história. Estudiosos afirmam que, quando o homem dominou o fogo, madeiras e ervas eram queimadas para melhorar o sabor dos alimentos. Daí vem o seu nome, originado do latim - per (pelo, através) fumum (fumo, fumaça) - através da fumaça.
Milhares de anos depois, o Egito dos faraós aperfeiçoou as técnicas de extração dos aromas. Foram os egípcios que criaram o processo de maceração de substâncias aromáticas em óleo e vinho. Eles eram preparados para uso pessoal e também como oferendas para deuses no embalsamento dos faraós. Cleópatra, a última rainha do Egito, usava essências aromáticas no corpo e recebia Marco Antonio em uma cama coberta de pétalas de rosas. Em 1533 a florentina Catarina de Médici muda-se para a França para casar com o futuro rei Henrique II, levando o seu perfumista. A indústria de perfumes começava a florescer e Grasse (região da Provence) se tornou a capital mundial dos perfumes. 


A medida em que o mundo foi adquirindo maior complexidade, as tendências perfumísticas se tornaram multifacetadas. Antes havia maior uniformidade das tendências, como por exemplo o floral-aldeídico na década de 20 (tendo o Chanel Nº 5 o seu mais famoso representante). Embora a percepção dos odores também tenha um fator cultural, a indústria de perfumes de grifes famosas (pertencentes ao mercado de prestígio) estabeleceu uma linguagem internacional. E a globalização viabilizou a segmentação desse mercado psicograficamente, ou seja, agrupando pessoas em termos de suas atitudes, valores e estilos de vida. Hoje os perfumes revelam os anseios de uma nova era, um universo que não tem fim ...


Diante de tantas opções, nós escolhemos aqueles que tem mais a ver com a nossa personalidade - uma fragrância diz muito sobre o estilo de uma pessoa e também definem a imagem assim como a roupa, os sapatos e os acessórios. As famílias olfativas carregam vários adjetivos, é só escolher qual a parte da sua personalidade você quer expressar e acentuar.

Vamos ver alguns desses adjetivos (considerando as famílias de alguns dos maiores sucessos da perfumaria mundial. Essas famílias são ainda divididas em subcategorias - aromático, amadeirado, frutal,... mas aqui o objetivo é dar uma visão geral): 

Perfumes femininos

Citríco: fresco, natural, jovem, energético, vigorozo, esportivo.
Floral: vivaz, brilhante, natural, romântico, harmonioso, suave, sofisticado.
Oriental  (é notável por seu caráter único de calor e sensualidade): sensual, misterioso, sedutor, quente, excitante, notável.
Chipre: a origem do nome vem do perfume Chipre, criado por François Coty em 1917, que se inspirou nos odores da ilha grega de Chipre - notas cítricas de bergamota, em harmonia com um fundo de musgo de carvalho, patchuli e madeiras nobres. Se tornou uma família de fragrâncias clássicas, atemporais: elegante, clássico, distinto, autoconfiante, bem sucedido, culto.

Perfumes masculinos

Citríco: fresco, natural, jovem, energético, vigorozo, esportivo, unissex.
Fougère: o batismo desse grupo foi definido por uma inspiração pioneira, o perfume Fougère Royal de 1882. Ousado para época por combinar lavanda com notas de musgo e de madeiras, como o patchuli, o perfume ficou célebre e deu origem ao nome da família - fresco, dinâmico, autoconfiante.
Amadeirado: poderoso, elegante, luxuoso, misterioso.
Oriental: sensual, sedutor, quente, excitante, notável

Uma fragrância varia de uma pessoa para outra, por isso não dá para comprar um perfume apenas por ter gostado de sentir em alguém. Hábitos alimentares, o grau de transpiração, o tipo de pele interferem no resultado. Então quando você for comprar um perfume, é importante fazer um "test-drive" - borrifar o produto na pele e voltar mais tarde, quando souber como o perfume se comporta, se ele transmite o efeito que você espera  (o perfume é liberado gradualmente em três escalas: notas de saída, notas de coração e notas de fundo).

Perfume escolhido, na hora de armazenar deixe-o longe da luz, em lugar fresco e mantenha o frasco dentro da caixa.

Poderia falar muito mais sobre esse universo tão fascinante... uma viagem com notas que se revelam, envolvem, abraçam, seduzem, transportam à diferentes sensações, revelando uma identidade, enfim uma arte de celebrar a vida !


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