Água Termal: pura frescura ou uma borrifada de bem-estar?

domingo, agosto 26, 2012

Escrevi esta matéria para a revista ATM&Business - Aerossol, Terceirização e Marketing, da Cusman Editora, que possui várias publicações voltadas para o segmento cosmético.

Fiz também uma entrevista com gerentes da Avène, marca francesa que pertence aos Laboratórios Pierre Fabre Dermo-Cosmétique. 



Abaixo da imagem das páginas da revista colei o texto:



As águas termais são provenientes de fontes de águas profundas, subterrâneas de origem pluvial e passam muitos anos embaixo da terra, em contato com vários nutrientes  - como o cálcio, o magnésio, o  ferro, o zinco - enriquecendo-se deles. Por isso possuem ação terapêutica comprovada por estudos científicos e proporcionam benefícios para a pele. Essa grande concentração de minerais é a diferença em relação à água mineral para beber (que não apresenta evidências terapêuticas na dermatologia).

São indicadas para todos os tipos de pele, especialmente as sensíveis e usá-la regularmente traz muitos benefícios para a pele: ajuda na hidratação, protege contra agressões do ambiente, tem ação anti-inflamatória, ajuda a amenizar o desconforto causado pelas queimaduras de sol e também são eficazes para a solução de problemas mais sérios como eczemas, psoríase e rosácea. Pode ser usada antes da maquiagem - para suavizar a pele e facilitar a aplicação - ou depois para fixá-la; depois da depilação; depois do barbear  e quem passa muito tempo em ambientes com ar-condicionado ou acabou de fazer um peeling, também vai se beneficiar com as suas borrifadas.

Apresentam características diversas, dependendo do local de onde são extraídas. Suas propriedades variam de acordo com a região e o tipo de rocha pelo qual a água passou. A maior parte tem magnésio, cálcio, ferro e zinco, mas cada marca tem um diferencial.

No Brasil, existem fontes de águas termais em Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Santa Catarina, Bahia, Rio Grande do Sul. Mas as mais famosas estão na França, como nas cidades de Avène, La Roche-Posay, Vichy, Uriage que dão os nomes aos seus produtos.

Para entender um pouco mais do produto, as gerentes da Avène ( marca que pertence aos Laboratórios Pierre Fabre Dermo-Cosmétique) Ana Alice, da Comunicação Científica e Bianca Soares, gerente da marca responderam algumas perguntas:

1- Como é  o consumo do Spray de Água Termal no Brasil ?
O consumo de água termal no Brasil ainda é pequeno se comparado ao restante do mercado dermocosmético, mas a cada ano ganha mais consumidores e segue evoluindo. No último ano movimentou em torno de 200 mil unidades com crescimento de 30%.

2- Qual a composição da Água  Termal de Avène e quais seus principais benefícios ?
Os principais componentes são: bicarbonato, cálcio, magnésio, ferro, cobre, zinco, selênio, silício, fosfatos, flúor. 
Em função de sua composição rica em oligoelementos com concentrações adequadas para a pele, a Água Termal de Avène possui os seguintes benefícios: calmante, anti-irritante, anti-inflamatória, antioxidante, cicatrizante e hidratante. Por ser uma água oligomineral (minerais com concentrações leves) é ideal para todos os tipos de pele, do bebê ao adulto, incluindo peles sensíveis e sensibilizadas por procedimentos dermatológicos.

3- Pode-se dizer que a Água  Termal é um isotônico para a pele ?
Se levarmos em consideração o conceito popular de isotônico (hidrata e repõe os sais minerais), a Água Termal de Avène pode sim ser considerada um isotônico, pois hidrata e fornece minerais em concentrações adequadas às peles mais sensíveis.

4 -O produto que está no aerosol é igual à água que sai da fonte ?
Sim. A água do aerosol é exatamente igual à água existente no subterrâneo da montanha de origem em Avène.  A Água Termal de Avène é conduzida da montanha ao local de envase por dutos estéreis, mesma metodologia utilizada para medicamentos onde não há contato com o meio externo. A Água Termal de Avène é a única bacteriologicamente pura, isto é, livre de micro-organismos patológicos. O sistema de spray das águas termais é mais delicado e forma uma bruma sobre a pele.

5- A Água Termal Avène tem propriedades antioxidantes. Com que frequência deve ser usada para que o benefício antienvelhecimento possa ser sentido ?
É importante deixar claro que o uso da água termal não substitui o uso de um anti-idade. As propriedades antioxidantes da Água Termal de Avène agem de forma preventiva reduzindo a degradação das fibras de colágeno e elastina pelos radicais livres. Para que sua eficácia antioxidante seja maximizada, a Água Termal de Avène deve ser utilizada diariamente.

6- Há uma estratégia para a Água Termal de Avène, visando o aumento do consumo das pessoas no dia a dia ?
Desde a chegada da marca no Brasil, trabalhamos para divulgar as propriedades da Água Termal de Avène nas farmácias e nos dermatologistas. A cultura da água termal é muito forte na Europa e vem atraindo cada vez mais adeptos no Brasil. Para isso, usamos diferentes ferramentas como os materiais de merchandising na farmácia e os estudos clínicos para os dermatologistas.


Os tratamentos nas estações termais da França são muito conhecidos e tradicionais na Europa. As marcas francesas Avène, Vichy, La Roche Posay, Uriage - encontradas nas principais redes de drogarias no Brasil e lojas especializadas  - possuem centros de tratamento dermatológicos, supervisionados por médicos e segundo a Uriage, há tratamentos subsidiados pelo seguro social francês.

Também encontrada nas principais redes de drogarias, a brasileira Purainova com os produtos Acqua e Acquassoma (com lipossoma) tem como matéria-prima a água mineral pura da Serra do Japi, localizada no interior de São Paulo. É composta por 15 macro e microminerais como o Cálcio, responsável por reforçar a barreira de proteção da pele, o Magnésio e o Zinco, que aumentam o processo de renovação celular, e o Estrôncio que diminui a sensação de irritação da pele provocada por substâncias químicas. A água com lipossoma possui uma tecnologia que garante uma maior penetração na pele e, portanto, uma hidratação mais eficaz. A embalagem aerossol possui a tecnologia "bag on valve", que mantém a água mineral afastada do gás e permite a aplicação do produto em diferentes ângulos. 

O produto da Vichy (L'Oreal) contém 17 sais minerais e 13 oligoelementos, tem propriedades calmantes, anti-irritantes, estimulante das defesas naturais da pele e da tolerância cutânea. Já a La Roche-Posay (também da L'Oreal), possui propriedades calmante, anti-irritantes e por ser rica em selênio é antioxidante.  

A Uriage (que chega ao Brasil por meio do Laboratório Cristália) é rica em Cálcio, Cobre, Ferro, Manganês, Silício e Zinco, o que lhe confere propriedades hidratante, isotônica, cicatrizante, calmante e suavizante. 

Além da Água Termal, "embalada em frasco de spray", quem usa os produtos destas marcas também está usando água termal, por que ela faz parte da formulação das linhas. 

E respondendo à pergunta inicial, usar Água Termal é uma borrifada de frescura com o significado de vigor, de uma pele viçosa e mais saudável. E só escolher a fonte, qual é o "spa" mais indicado para a sua pele?


0 comentários:

Postar um comentário

TAGS

Ação Social Adriane Galisteu Agua termal Alimentação Anti-idade Artur Grynbaum Banho Base Batom Beauty Fair 2011 Beauty Fair 2012 Beleza masculina Biquini Boca Brilho Labial Brincos Burgundy Cabelos Cabelos - finalizadores Cabelos - hidratação e tratamento Cabelos cacheados Cabelos masculinos Calçados Camisa branca Câncer de Mama Carnaval Carteiras Celebridades Celso Kamura Celulite Chocolate Cigarro Cirurgia Plástica Claudia Matarazzo Coloração e Tonalizantes Coques Cores - como combinar Corretivo Cosméticos premiados Creme para os olhos Crochê Cuidados com a pele Cuidados com as roupas Cuidados com o corpo Cuidados com o rosto Curiosidades Deborah Secco Demaquilante Depilação Dermocosméticos Desfile da Daslu Desfiles Desfiles 2012 Desfiles Outono/ Inverno 2013 Dia Internacional da Mulher Dicas de beleza Dicas de produtos Dicas para disfarçar a barriga Disco das Cores Disco de Newton Dra Ana Hara Drenagem Linfática Duda Molinos Entrevista com a Avène Esmaltes Estilo Estresse Etiqueta Fashion Day In 2012 Fashion Rio Inverno 2012 Fashion Rio Inverno 2013 Fernanda Paes Leme Fim de ano Fiorella Mattheis Fonoaudiologia Estética Francal Gisele Bündchen Glam Sneaker Gloria Kalil Grazi Massafera Grupo Boticário Guia de maquiagem Guido Palau Hair Brasil 2011 Happi Magazine Hara Spa Hidratação corporal Ildi Silva Imagem Pessoal Isabelli Fontana Ivete Sangalo Izabel Goulart Jeans Jennifer Lawrence Joias Juliana Martins Juliana Paes Julio Rocha Júri Kelly Rutherford Lábios Lançamentos Le Creuset Lenço Lingerie Luana Piovani Luíza Brunet Mamoplastia Mãos Maquiagem Maquiagem Mineral Maquiagem para entrevista de emprego Maquiagem passo a passo Marcelo Serrado Marco Antonio de Biaggi Marcos Proença Maria Fernanda Cândido Mariana Ximenes MariMoon Marina Rui Barbosa Marketing Matthew Settle Mercado de Cosméticos Moda Moda Praia Nails Fashion Week Nails Fashion Week 2012 Nathalia Dill Nathalia Rodrigues News Novelas Nude Óculos Olheiras Olhos pretos Opaque Oscar 2013 Outono/ Inverno 2014 Paloma Bernardi Palpite Perfumado Paolla Oliveira Paris Fashion Week/ Verão 2013 Patrícia Poeta Patrícia Veiga Paulo Persil Peeling de Diamante Perfumes Perfumes ambiente Perfumes femininos Perfumes masculinos Pérolas Pés Pó Facial Prada Prêmio Atualidade Cosmética 2012 Prêmio Atualidade Cosmética 2013 Prêmio Atualidade Cosmética 2014 Prêmio Atualidade Cosmética 2015 Prêmio Mulher em Destaque Opaque Primavera 2013 Primavera/ Verão 2015 Promoção Proteção solar Protetor solar colorido Publicações/ Entrevistas Rabo-de-cavalo Réveillon Rinoplastia Rock Rodrigo Andrade Rossano Ferretti Rugas Sabrina Sato Scar Project Secadores e Chapas Semana de Moda de Aruba Semana de Moda de Milão Semana de Moda de Nova York Shampoo e Condicionador Significado das cores Sobrancelhas Spas SPFW Inverno 2012 SPFW Inverno 2013 SPFW Verão 2015 Taís Araújo Tendências Tendências de esmaltes Primavera-Verão 2012/ 2013 Tendências de esmaltes Primavera-Verão 2012/ 2013. Tendências de esmaltes Verão 2015 Tendências de maquiagem Primavera-Verão 2012/ 2013 Tendências Inverno 2012 Tendências Outono/ Inverno 2013 Tendências Verão 2012/ 2013 Ticiane Pinheiro Tratamento corporal Tratamento facial Unhas Vanessa Giácomo Verão 2016 Verde Esmeralda Vestidos festa Visagismo Yasmin Brunet